HERBALIFE PAGARÁ MULTA MILIONÁRIA NOS EUA ACUSADA DE ENGANAR CONSUMIDORES!

Você certamente já ouviu falar da Herbalife, certo?

Já usou os produtos dela?

Funcionam?

Bem, nos Estados Unidos, essa empresa está enfrentando grandes dificuldades.

Como noticiaram jornais e revistas, ela fez um acordo para pagar uma multa de 200 milhões de dólares pela Comissão Federal do Comércio (Federal Trade Commission ou FTC, na sigla original em inglês).

O FTC é a agência do governo americano que defende os direitos dos consumidores no país.

E por quê ela terá de pagar essa milionária multa?

O órgão do governo dos Estados Unidos acusa a companhia de iludir quem se propõe a vender seus produtos.

Por ser uma empresa de venda direta, a Herbalife não lida diretamente com o consumidor final e depende de terceiros para comercializar seus produtos, além das vendas online direcionadas a eles.

É o mesmo mecanismo de vendas da Herbalife no Brasil.

A acusação entende que esses consultores são incentivados a comprar kits com valores muito mais altos do que os praticados no site e têm que atrair outras pessoas para revendê-los.

Ou seja, é o velho e conhecido esquema de pirâmide financeira, no entendimento da Comissão Federal do Comércio.

Para o órgão, a Herbalife força uma demanda de mercado que não existe, lesando os consumidores.

A presidente da Comissão Federal do Comércio nos Estados Unidos, Edith Ramirez, vai além e diz que a empresa faz propaganda enganosa ao exigir que seus colaboradores abandonem seus empregos para prosperar com o esquema: “A Herbalife terá que se reestruturar para pagar seus colaboradores pelo que vendem e não pelas pessoas que recrutam”.

A empresa terá ainda que contratar um auditor independente por sete anos para verificar se as adequações exigidas pela agência do governo serão realmente postas em prática.

E no Brasil, como é que fica?

Nada vai mudar.

A companhia já informou que as condições do acordo valem apenas para as operações nos EUA, que representam cerca de 20% das vendas mundiais.

A multinacional também comunicou, em nota, que “acredita que, embora algumas das condições adicionais não tenham impacto significativo para a Herbalife, essas disposições melhorarão as políticas em todo o setor da venda direta. Durante mais de dois anos, a Herbalife cooperou com a investigação do FTC e, embora a companhia entenda que muitas das alegações feitas pelo sejam factualmente incorretas, a empresa acredita que um acordo está no seu melhor interesse”.

A multa aplicada pela FTC servirá também paraacompensar as pessoas que compraram produtos Herbalife.

A forma de como será o reembolso ainda será determinada pela FTC.

Além dos 200 milhões de dólares pela prática de esquema de pirâmide, a Herbalife ainda deve pagar mais 3 milhões de dólares em outro acordo para encerrar uma investigação do estado de Illinois.

Fonte: jornal USA Today

Fonte:http://www.curapelanatureza.com.br/post/09/2016/herbalife-pagara-multa-milionaria-nos-eua-acusada-de-enganar-consumidores

Deixe uma resposta

UA-75777156-1